A convivência em condomínios pode ser muito boa ou um verdadeiro desastre — tudo vai depender do quanto as pessoas valorizam as relações e se esforçam para que a vida em comunidade seja agradável.
Por isso, é muito importante que os envolvidos estejam cientes dos seus direitos e deveres e, ainda, estejam também dispostos a colaborar para criar um ambiente leve e harmonioso.
Para te ajudar, relacionamos 6 dicas simples, mas que são essenciais para evitar problemas de convivência entre os moradores e funcionários. Confira!
1. Respeite o horário de silêncio
É preciso respeitar a lei do silêncio — que costuma ser após as 22h. Porém, o ideal é usar sempre de seu bom senso, afinal, nada justifica incomodar os vizinhos com muito barulho em qualquer horário do dia.
No caso de reformas, deve-se respeitar o que sugere o regimento interno do condomínio quanto aos dias e horários em que é possível realizá-las.
2. Trate bem os funcionários do condomínio
Os funcionários devem ser tratados com cordialidade e respeito. Em caso de reclamações, o ideal é se dirigir ao síndico ou ao zelador. Jamais os exponha em público, e lembre-se de que eles não são seus empregados: evite pedir que eles executem serviços particulares!
Esse é um ponto fundamental para uma convivência em condomínios realmente harmônica.
3. Use as áreas de lazer com consciência
As áreas de lazer são para o uso de todos os moradores. Dentre as mais comuns estão a piscina, a academia, a área de churrasco e o salão de festas.
É preciso ficar atento às normas e horários de uso para não incomodar os demais moradores. Além disso, alguns cuidados precisam ser observados a fim de preservar os locais — que são um bem comum para todos.
4. Descarte o lixo no local certo para uma boa convivência em condomínios
Lidar com pessoas que têm maus hábitos em relação ao lixo doméstico é um dos maiores problemas em um condomínio. Esse comportamento, além de gerar transtorno entre os vizinhos, causa uma má impressão do local para os visitantes.
Sendo assim, papéis e bitucas de cigarro jamais devem ser jogados pela janela do apartamento. O lixo deve ser bem ensacado, principalmente o orgânico. E, ao varrer seu apartamento, não jogue a poeira pela janela ou no corredor!
5. Tenha cautela com as obras
Vai fazer alguma obra em casa? Tenha cautela com horários: para não causar problemas, consulte o regimento interno e siga os horários estabelecidos nele.
O barulho proveniente também infringe a lei do silêncio quando ele começa muito cedo. Não se esqueça de comunicar ao síndico e aos vizinhos que vai iniciar a obra.
6. Se tiver animais de estimação, respeite as regras
Em alguns condomínios, não é permitida a permanência de animais de estimação. Mas, se não houver essa proibição, alguns cuidados devem ser tomados para que a presença dos bichinhos não cause transtorno para os outros moradores.
Deste modo, ao sair com eles, use as entradas de serviço e seja breve no trajeto. Quanto à sujeira nas áreas comuns, não deixe de limpá-la imediatamente.
Não é nada complicado manter a paz e garantir uma convivência tranquila, basta ter bom senso, colocar-se no lugar do outro e seguir algumas regrinhas.
E aí, gostou desse conteúdo? Quer continuar informado sobre a convivência em condomínios e outros assuntos do mercado imobiliário? Então assine a nossa newsletter e recebe todas as novidades em sua caixa de entrada!