O que avaliar antes de alugar um imóvel?

Está procurando um imóvel para alugar? Então, fique atento a alguns pontos importantes para verificar antes de assinar o contrato!

Fazer uma boa análise durante a visita à casa ou ao apartamento desejado pode evitar algumas surpresas, como problemas estruturais ou gastos acima do previsto, por exemplo.

Acompanhe, neste post, algumas dicas sobre o que avaliar antes de alugar um imóvel!

Pesquise o custo total da locação

Você pode encontrar aquela oferta especial no valor do aluguel, na medida certa para o seu orçamento. Mas não se esqueça de que esse não será o seu único custo. Muito provavelmente, você terá que arcar com o IPTU, por exemplo.

Embora o pagamento do tributo seja uma responsabilidade do proprietário, é de praxe que o inquilino assuma a despesa, o que é permitido pela Lei do Inquilinato, desde que esteja claro no contrato de locação. Também é preciso dar atenção aos gastos com água, luz e condomínio para evitar surpresas no fim do mês.

Avalie a estrutura do imóvel

Você encontrou um espaço com o tamanho ideal, e a distribuição dos cômodos lhe agradou. Parece perfeito, mas, antes de fechar negócio, é preciso verificar o estado de conservação da unidade.

O encanamento é algo crítico, podendo gerar muita dor de cabeça. Procure por pontos de infiltração nas paredes e acione chuveiros, torneiras e descargas para identificar vazamentos. Veja se há manchas nos acabamentos ou revestimentos, pois estes são sinais de vazamento.

Também é essencial avaliar o funcionamento de interruptores e tomadas para checar a parte elétrica. Se for um imóvel mais antigo, verifique se ele suporta o uso de vários aparelhos elétricos simultaneamente.

Além disso, avalie o estado geral do imóvel. Pintura envelhecida, sinais de mofo, rodapé descascado, sujeira de cupim… enfim, há diversos cuidados que precisam ser analisados para garantir sua comodidade e seu bem-estar na casa nova.

corretor - provenda

Analise o bairro da nova residência

Não é apenas o interior do imóvel que precisa ser avaliado. Também é importante analisar a infraestrutura do bairro onde ele se localiza. Para isso, nada melhor do que circular pelos arredores, conversar com os moradores e verificar a oferta de comércio, como supermercados, padarias e farmácias.

Se você utiliza transporte público, confira a disponibilidade e a oferta de horários. Pergunte aos vizinhos se há problema com superlotação de ônibus, trens e metrôs que passam pela região. Também é importante pesquisar como é a segurança no bairro, se há policiamento frequente, ou a localidade apresenta riscos.

Avaliar o bairro é essencial para evitar surpresas desagradáveis. Imagine descobrir, no primeiro dia de chuva após a mudança, que sua nova rua alaga bem em frente de casa? Lembre-se de que, muitas vezes, um valor de locação abaixo da média do mercado pode significar dificuldades no aluguel justamente devido a um desses problemas.

Organize os documentos para locação de imóvel

Escolhido o imóvel, é hora de verificar a documentação necessária para efetivar a locação. Para esse procedimento, cada imobiliária tem seu próprio processo, estabelecendo uma relação específica de documentos.

De forma geral, são solicitados, ao proprietário, documentos de identificação e de certificação de posse do imóvel. Já o inquilino também precisará apresentar comprovantes de renda. 

Como você viu, é preciso ter alguns cuidados antes de assinar o contrato para alugar um imóvel. Em caso de dúvidas, não deixe de contar com a assessoria de uma imobiliária.

Gostou deste post e quer acompanhar outras novidades sobre compra, venda e aluguel de imóveis? Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores oportunidades do mercado! 


Alugar imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *