Automação residencial: os benefícios de usar a Internet das Coisas

Ao comprar um imóvel para você e sua família, algo a ser levado em consideração é o nível de conforto que vocês terão, certo? Para isso, questões como localização, segurança e condições de compra são sempre pontuadas. Mas, há outro ponto que não pode ser deixado de lado por ser um facilitador da vida no dia a dia: automação residencial.

Redigimos este artigo para que você saiba o que é isso e os benefícios que pode lhe trazer. Pronto para descobrir? Confira!

Afinal, o que é automação residencial?

Lembra do desenho “Os Jetsons” cujos personagens do futuro mandavam a própria casa fazer tarefas que, até então, eram executadas diretamente por nós? Pois bem! Isso já existe e se chama Internet das Coisas.

Quer ver um exemplo? Vamos supor que você saiu para trabalhar e esqueceu a máquina de lavar ligada. Em vez de voltar para casa no horário de almoço só para desligá-la, que tal se você pudesse fazer isso por meio de um aplicativo no seu celular?

É disso que se trata a Internet das Coisas: desenvolver ferramentas e sistemas que deixem os objetos “inteligentes” e tornem a nossa vida mais fácil.

Isso também explica o conceito de automação residencial, pois consiste no uso da tecnologia para facilitar e automatizar tarefas habituais de uma casa que, outrora, ficariam a cargo de seus moradores. Além do exemplo do aplicativo móvel, sensores de presença, temporizadores e controles remotos são outros tipos que compõem a automação residencial.

Como funciona em apartamentos e casas?

A Internet das Coisas funciona por meio da tecnologia de identificação por radiofrequência (também conhecida como RFID) que envia as informações por ondas de rádio aos usuários que estão conectados à internet.

Para que se tenha uma ideia, é o mesmo princípio usado para telefones e rádios em carros. Atualmente, a automação residencial se divide em 3 níveis. Acompanhe!

Sistemas autônomos

São aqueles que conseguem trabalhar de maneira independente e desempenham todas as funções programadas sem a necessidade de uma pessoa para controlar.

Sistemas integrados

Trata-se dos sistemas que conseguem operar todas as suas funções a partir de uma central inteligente, logo, também sem a necessidade de um controlador.

Sistemas complexos

Esse integra todos os sistemas domésticos, sendo, portanto, planejado desde o projeto de construção ou reforma do imóvel.

Como a automação residencial pode facilitar o dia a dia?

Automatizar a sua residência pode trazer muitos benefícios para você, sobretudo nos tempos de hoje em que a vida está cada vez mais corrida e o conforto torna-se fundamental.

A automação residencial consegue trazer essa comodidade, pois tem uma série de ferramentas encarregadas do controle de luzes, manipulação de portas, janelas, banheiros e som ambiente. Já pensou chegar em casa em um dia quente e já encontrar seu lar todo climatizado, na temperatura que você quer, e com sua música favorita de fundo? Agora isso é possível!

Além disso, você também terá uma economia mais sustentável, afinal, acredite, dormir com a televisão ligada ou esquecer luzes acesas ao sair de casa fazem diferenças consideráveis nas contas ao final do mês.

Algumas famílias até fazem isso de propósito quando vão viajar: deixam luzes e outros aparelhos ligados para simular movimentação na casa. Com a automação residencial isso pode ser feito à distância e em horários específicos, aumentando a segurança da sua residência.

Gostou? Quer saber quais imóveis já vêm com toda automação residencial preparada para você? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!