Comprar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros e, com sinais de recuperação econômica no país, a realização dessa conquista deve ser mais frequente nos próximos meses e anos.
Porém, o perfil do consumidor está mudando e, hoje, muita gente já prefere comprar um lote para construir a própria residência em vez da casa pronta. Talvez você não saiba, mas existem opções de crédito para compra de terreno. Apresentaremos as principais neste post.
Então, se você está planejando a compra de um imóvel, acomode-se confortavelmente em sua cadeira e aproveite a leitura!
É possível adquirir crédito para financiar a compra de um terreno?
Estamos acostumados a pensar em casas e apartamentos na hora de solicitar um financiamento imobiliário. Mas, cada vez mais, as pessoas estão querendo construir a própria casa, para terem aquilo que realmente sonharam e no local que desejaram morar. O problema é que desconhecem a possibilidade de adquirir um crédito específico para a compra de terrenos.
Hoje, bancos, incorporadoras, construtoras e até imobiliárias já oferecem uma linha de crédito própria para facilitar o financiamento desse tipo de imóvel. Isso facilita muito as coisas. É claro que você deve passar por uma análise de crédito em todas essas opções, mas se estiver com tudo em dia, a concessão deve ser fácil e rápida.
Como conseguir crédito para compra de terreno?
Como dissemos, incorporadoras, construtoras e imobiliárias podem ceder uma linha de crédito própria ou por meio de instituições financeiras associadas. Essa é uma boa opção, pois as empresas têm maior interesse em fechar o negócio, fazendo o que podem para você conseguir financiar o imóvel. Nesse caso, grande parte da burocracia pode ser resolvida por um corretor imobiliário.
Outra opção é conseguir um financiamento diretamente nos bancos. Você pode ter acesso a linhas de crédito dentro de programas de incentivo à compra da casa própria oferecidos pelo Governo Federal e conseguir boas taxas de juros, além de parcelas com valores mais baixos. Uma das facilidades dessa opção é poder usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar entrada e quitar parcelas.
Os bancos que oferecem uma linha de crédito mais completa para o financiamento da compra de lotes são o Banco do Brasil, o Banco do Bradesco e a Caixa Econômica Federal. O destaque fica para o último banco, já que ele é o único autorizado a usar o FGTS como parte do pagamento. Recomendamos consultar todas essas opções, fazendo simulações e passando inclusive pela análise de crédito, para escolher a melhor alternativa.
Como se preparar para obter o crédito?
Conseguir o crédito necessário para financiar a compra do terreno é um passo fundamental para a realização do sonho da casa própria. Por esse motivo, você deve estar bem preparado. Então, siga os passos a seguir:
- faça uma consulta ao SPC e ao Serasa para ver se não há pendências financeiras no seu CPF que possam atrapalhar a operação;
- saiba exatamente de quanto você precisa para financiar o terreno;
- esforce-se para aumentar as receitas e reduzir as despesas. A ideia é formar uma reserva financeira em poupança para emergências e conseguir um crédito maior;
- some todas as receitas e despesas e informe os números corretos durante as análises de crédito. Isso é importante para não comprometer mais que 30% do seu orçamento pessoal e/ou familiar na operação;
- organize as finanças para incorporar as parcelas do financiamento em suas despesas;
- reúna os documentos necessários para fazer as análises e fechar o negócio. Os principais são RG ou outro documento original com foto, CPF, Carteira de Trabalho ou outro meio de comprovar renda e comprovante de residência;
- escolha o tipo de sistema de amortização para quitar o financiamento.
Ao obter um crédito para compra de terreno, você pode construir a casa do jeito que preferir. Essa liberdade é o que vem encantando as pessoas e motivando essa escolha. Se você pensa assim, use nossas orientações para se dar bem.
Gostou das dicas? Aproveite para descobrir como calcular os custos do financiamento imobiliário!